top of page

CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS DA DISPLASIA ECTODÉRMICA

Todos os sinais, sintomas e características da DISPLASIA ECTODÉRMICA têm a ver com as alterações no desenvolvimento da ectoderme, ainda durante a gestação. Veja abaixo quais são as principais características, que deixam todos as pessoas afetadas muito parecidas! 

WhatsApp Image 2021-02-19 at 4.25.10 PM.

CABELOS

O cabelo geralmente é fininho, mais ressecado e de cor muito clara (a criança pode ser loirinha mesmo se os pais não tiverem cabelos claros). Ele pode estar ausente ou esparso e seu crescimento pode acontecer de forma mais lenta. Estas são as características perfeitas para "looks" mais modernos e criativos!

20210123_191049.jpg

PÊLOS CORPORAIS

As sobrancelhas, cílios e outros pêlos do corpo são pouco desenvolvidas ou ausentes. Estas são estruturas que usualmente nos ajudam a proteger os olhos do suor. Como o suor praticamente não é produzido na Displasia Ectodérmica, não tem porque ter cílios e sobrancelhas, não é mesmo?

thumb_IMG_2246_1024_edited.jpg

PELE

A ausência de glândulas que produzem suor e gordura podem deixar a pele mais ressecada e mais suscetível à alergias. Como os pêlos corporais são escassos, a pele é lisa, como a de um golfinho! E quer saber o lado bom de não suar? Você economiza em desodorante e não tem chulé!

thumb_IMG_7386_1024_edited.jpg

DENTES

Baby Shark doo, doo, doo, doo...sim, você pode ter um tubarãozinho em casa! Isso porque o formato e o número dos dentes podem ser afetadas pela Displasia Ectodérmica. Os dentes podem ter formato pontiagudo e estar em menor número. Em alguns casos, pode haver ausência completa de dentes.

Características e sintomas: What We Do

Outras características

Outras partes do corpo também podem ser afetadas pela Displasia Ectodérmica.

Ouvidos

Podem ter impactação de cera de ouvido (cera de ouvido mais ressecada), que pode causar perda auditiva e danos ao nervo auditivo. Há a necessidade de visitas periódicas ao médico especialista (otorrinolaringologista) para que ele faça a remoção desta cera com pinças específicas sem prejuízo.

Olhos

Devido ao baixa produção ou não produção de lágrimas, as pessoas com DE podem vir a ter blefarite ou cicatrizes na córnea ou ser sensíveis à luz. Para isso também recomendamos visitas periódicas ao oftalmologista para que ele possa avaliar cada caso e indicar a hidratação adequada. Existem diversos colírios que substituem as lágrimas naturais e existem também géis usados em determinados casos para que a hidratação seja mais vigorosa.

Nariz

Alguns responsáveis por pessoas com DE podem notar em alguns momentos secreções com mau cheiro e isso acontece em virtude da secreção estar mais espessa e em alguns casos até mesmo com alguma colonização de bactérias (infecção). Para prevenir há a necessidade de manter, assim como a pele e os olhos, uma hidratação intensa das fossas nasais para que não haja acumulo de secreção e caso seja observado a manutenção do odor e da secreção há a necessidade de busca de um especialista, pediatra ou otorrinolaringologista para tratamento adequado.

Mamas

A DE pode afetar o desenvolvimento das glândulas mamárias. Isso pode acontecer porque as mamas têm origem no tecido ectodérmico, o mesmo que é reponssável pelo desenvolvimento de glândulas de suor, pele, cabelos e dentes, que também são afetados pela DE. As alterações podem ir desde a ausência completa de desenvolvimento das mamas e/ou mamilos até diferenças de tamanho entre as mamas e/ou mamilos. Estas alterações podem impactar na auto-estima de meninas durante a adolescência e trazer dificuldades para mulheres que queiram amamentar.

Características e sintomas: List
bottom of page