top of page

CUIDADOS E TRATAMENTOS

A Displasia Ectodérmica é uma condição genética rara que não tem cura. Muitas vezes, a busca por tratamentos tem como objetivo "CORRIGIR" as características que são próprias desta condição, com a intenção de "NORMALIZAR"o indivíduo afetado. Tenha em mente que os objetivos dos tratamentos são de ALIVIAR sintomas, de REABILITAR funções do corpo que possam estar comprometidas e de melhorar a QUALIDADE DE VIDA da pessoa afetada ao longo de toda a vida.

* As informações condidas nesta seção não substituem orientação e acompanhamento médico.

thumb_IMG_9358_1024.jpg

Cuidados com o calor

Sombra e água fresca! É tudo que o portador de Displasia Ectodérmica precisa para controlar a temperatura corporal. A falta de suor faz o corpo super aquecer quando a temperatura ambiente está alta (acima de 25 graus). Evite atividades na rua e sob sol forte e procure ambientes com ar condicionado, principalmente durante o verão. Se o corpo estiver muito quente, refresque-se com água ou toalhas molhadas .

IMG_8947.jpg

Cuidados com a pele

Manter a pele bem hidratada é fundamental para quem tem DE. A falta de suor e oleosidade na pele favorecem o ressecamento e o aparecimento de alergias. Prefira loções e cremes sem perfume e específicos para peles secas e sensíveis. Aplique por todo o corpo, todos os dias, preferencialmente após o banho. Consulte um dermatologista para problemas de pele que possam surgir.

Captura%20de%20Tela%202021-03-18%20a%CC%

Cuidados com a higiene

Não é raro que pessoas com DE tenham que adotar cuidados especiais na higiene pessoal, o que pode incluir a lavagem nasal diária. A secreção nasal em pessoas com DE pode ser abundante, espessa e mal cheirosa. Isso pode propiciar o aparecimento de infecções como sinusites ou otites. A lavagem nasal é feita com soro fisiológico.

IMG_9020.jpg

Reabilitação odontológica

Uma das principais características da DE é a alteração no número e no formato dos dentes. O uso de próteses dentárias móveis ou fixas é importante para o adequado desenvolvimento da mastigação e fala, além de contribuir para a autoestima. Implantes dentários devem ser avaliados individualmente e geralmente são recomendados quando o crescimento ósseo já está completo.

eye drop.jpeg

Cuidados com os olhos

A baixa produção de lágrimas pode contribuir para o ressecamento dos olhos. O uso diário de colírios lubrificantes é recomendado. O ressecamento ocular em longo prazo pode causar graves danos aos olhos e à visão.

IMG_0418.HEIC

Cuidados com os cabelos

Os cabelos também precisam de cuidados em relação à hidratação. O uso de shampoos e condicionadores específicos para cabelos secos e finos é recomendado. Eventualmente, um shampoo anticaspa pode ser utilizado. A sugestão é manter um corte com os fios mais curtos, que promovam mais volume ao cabelo.

Cuidados e tratamentos: What We Do

“Viva a sua jornada sem idealizações, sem expectativas, sem prazos. Seja grata, aceite e acolha a sua história e a história de sua cria. Esteja presente. Seja o presente. Aos poucos, você vai perceber que o que estava fora do "normal" era a sua ânsia por corrigir algo que já era perfeito: o amor que você tem pelo seu filho.”

Raquel Dias

Cuidados e tratamentos: Quote
bottom of page